OGMs: Organismos Geneticamente Modificados

O que são OGMs?

OGMs incluem plantas, animais e micro-organismos que foram geneticamente modificados para expressar ou suprimir genes específicos. Essas alterações podem ser feitas para melhorar características desejáveis ou para introduzir novas funções.

Técnicas de Modificação Genética

  1. Transgenia: Introdução de um gene de outro organismo, conhecido como gene transgênico. Exemplo: milho resistente a insetos devido à introdução do gene da bactéria Bacillus thuringiensis.

  2. Knockout: Remoção ou desativação de um gene específico. Exemplo: animais modificados para estudar a função de um gene específico.

  3. Gene Editing: Uso de técnicas como CRISPR-Cas9 para realizar edições precisas no DNA. Exemplo: edição de genes em plantas para resistência a doenças.

  4. Clonagem: Criação de uma cópia genética idêntica de um organismo. Exemplo: a ovelha Dolly, clonada a partir de uma célula adulta.


Aplicações de OGMs

  1. Agricultura:

    • Plantas Transgênicas: Cultivos como soja, milho e algodão modificados para resistência a herbicidas, insetos ou doenças.
    • Melhoria Nutricional: Arroz dourado, enriquecido com vitamina A.
  2. Medicina:

    • Produção de Medicamentos: Bactérias ou células vegetais usadas para produzir hormônios, vacinas e outros medicamentos.
    • Terapia Genética: Uso de OGMs para tratar doenças genéticas, como algumas formas de câncer.
  3. Indústria:

    • Biorremediação: Micro-organismos modificados para limpar poluentes ambientais.
    • Produção de Biocombustíveis: Organismos geneticamente modificados para produzir bioetanol ou biodiesel.

O que são OGMs de primeira, segunda e terceira geração?

Os vegetais transgênicos podem ser classificados em três gerações, segundo a ordem cronológica de aparecimento das culturas e a característica apresentada por cada geração.

  • 1ª Geração- reúne as plantas geneticamente modificadas com características agronômicas resistentes a herbicida, a pragas e a vírus. Formam o primeiro grupo de plantas modificadas. Foram disseminadas nos campos na década de 80 e até hoje compõem o grupo de sementes GMs mais comercializadas no mundo.
  • 2ª Geração - Nesse grupo estão incluídas as plantas cujas características nutricionais foram melhoradas tanto quantitativamente como qualitativamente. Compreende um grupo de plantas pouco difundido no mundo, porém, os campos experimentais já são significativos.
  • 3ª Geração- Representado por um grupo de plantas destinadas à síntese de produtos especiais, como vacinas, hormônios, anticorpos e plásticos. Estes vegetais estão em fase de experimentação e brevemente estarão no mercado.



Fonte: https://www.embrapa.br/tema-transgenicos/perguntas-e-respostas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclos da Matéria, Transformações, Transferências de energia

Teoria de Darwin e Seleção Natural

Protótipos de Sistemas Térmicos