Relações Harmônicas e Desarmônicas
Relações Ecológicas
As relações ecológicas dizem respeito ao vínculo entre as espécies e também ao ambiente que elas vivem. Essa relação é estabelecida pela busca por territórios, parceiros, água, comida, além de outros elementos do ecossistema e podem acontecer entre espécies idênticas ou diferentes.
Os tipos de Relações ecológicas
As relações ecológicas podem ser classificadas como: harmônica, desarmônica, intraespecíficas e interespecífica. Abaixo detalhes de cada uma delas.
• Intraespecíficas: essa relação, também denominada de homotípicas, acontece dentro da mesma espécie. Portanto, é realizada entre seres da espécie idêntica;
• Interespecífica: essa relação também é chamada de heterotípicas e ocorre entre espécies diferentes;
• Harmônica: diz respeito a relação em que não há prejuízo para nenhum dos organismos envolvidos;
• Desarmônica: essa relação por sua vez consiste no prejuízo para, pelo menos, um dos organismos envolvidos.
Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. Tal tipo traz benefícios a todos os envolvidos, sendo classificado como relação harmônica. São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins.
As abelhas vivem em uma relação de sociedade, em que os indivíduos vivem juntos e há uma divisão de trabalho entre seus componentes.
• Colônia
Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, no entanto, podem apresentar ou não divisão de trabalho. Tal tipo traz benefícios a todos os envolvidos, sendo classificado também como relação harmônica. São exemplos caravelas (há divisão de trabalho) e colônia de bactérias (não há divisão de trabalho).
• Canibalismo
Nesse tipo de relação, um indivíduo alimenta-se de outro da mesma espécie, assim, trata-se de uma relação desarmônica. O canibalismo ocorre, por exemplo, entre filhotes de tubarões de algumas espécies, como o tubarão-cinza, enquanto ainda estão no útero.

Os líquens são constituídos por uma associação entre alga ou cianobactéria e fungo, que vivem em uma relação de mutualismo.
→ Relações interespecíficas
• Mutualismo
Nesse tipo de relação, indivíduos de espécies diferentes vivem associados, sendo dependentes ou não dessa associação. Nela os dois são beneficiados, sendo assim uma relação harmônica. Um exemplo de mutualismo obrigatório é a associação de algumas espécies de algas ou cianobactérias e fungos, formando líquens. As algas ou cianobactérias fazem fotossíntese e fornecem aos fungos a matéria orgânica produzida que servirá a eles como alimento. Já os fungos retêm água e sais minerais, além de conferirem certa proteção às algas.
• Comensalismo
Nesse tipo de relação, apenas uma das espécies é beneficiada, no entanto, não causa prejuízo à outra. Essa relação é classificada como harmônica. Um exemplo de comensalismo ocorre entre o tubarão e a rêmora. Esta se fixa na superfície ventral daquele por meio de ventosas e assim é transportada (tal relação é também conhecida como inquilinismo), além de utilizar-se de restos alimentares do tubarão para sua alimentação.
Um outro exemplo de comensalismo é a relação entre algumas plantas epífitas, como orquídeas e bromélias, que vivem sobre o tronco de plantas maiores em florestas, utilizando-as apenas como suporte em busca de uma maior disponibilidade de luz. Essa relação é também conhecida como epifitismo.
Vídeo explicativo sobre o assunto:
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/relacoes-ecologicas, https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/redacao/elementos-narrativa.htm#:~:text=Os%20elementos%20da%20narrativa%20s%C3%A3o,narrativa%2C%20o%20desenrolar%20dos%20acontecimentos. https://www.biologianet.com/ecologia/relacoes-ecologicas.htm
Comentários
Postar um comentário