A Sociedade e os Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos são processos que garantem que os elementos circulem pelo meio abiótico e pelo meio biótico, promovendo seu reaproveitamento.
"Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza são o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio."

Qual é a importância dos ciclos biogeoquímicos?

Os ciclos biogeoquímicos têm grande relevância pelo fato de realizarem a movimentação de vários elementos essenciais para a manutenção da vida. Dessa forma, podem ser utilizados pelos seres vivos e disponibilizados para o meio ambiente novamente. Trata-se de uma movimentação muito importante, já que se ela não ocorresse haveria escassez e a morte de inúmeras espécies.


Fatores que influenciam nos ciclos biogeoquímicos:

Há uma série de fatores que influenciam a velocidade com que um elemento circula em um meio abiótico (litosfera, atmosfera e hidrosfera) e biótico (biosfera). Entenda melhor esses elementos abaixo.

Tipo de reservatório do elemento 
A ciclagem pode ser mais rápida ou mais lenta em decorrência do tipo de reservatório do elemento, por exemplo. De maneira geral, os ciclos gasosos ocorrem mais rapidamente do que os ciclos sedimentares.

Taxas de crescimento populacional e de mortalidade
Também têm grande influência na velocidade dos ciclos biogeoquímicos as taxas de crescimento populacional e de mortalidade dos seres vivos. A primeira taxa tem influência direta sobre a cadeia alimentar e, em consequência, o fluxo desse elemento na cadeia.
Por sua vez, no caso da decomposição, o aumento ou redução da taxa de mortalidade, influencia diretamente a liberação e disponibilização de elementos para o meio abiótico.

Ação humana
A ação do homem também tem grande relevância na determinação da velocidade dos ciclos biogeoquímicos. Em alguns casos, essa ação pode modificar de forma irremediável os ciclos. O homem pode alterar os ciclos biogeoquímicos através de atividades como mineração, agropecuária, produção de energia e despejo de esgoto em corpos d’água. 
A ação do homem pode consumir ou disponibilizar quantidades desses elementos acima do que a natureza pode absorver ou liberar. Isso leva ao estresse e sobrecarga dos ciclos, causando danos graves aos ecossistemas.



Fonte: https://cursinhoparamedicina.com.br/blog/biologia/ciclos-biogeoquimicos-tudo-o-que-voce-precisa-saber/#:~:text=O%20homem%20pode%20alterar%20os,natureza%20pode%20absorver%20ou%20liberar, https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclos da Matéria, Transformações, Transferências de energia

Teoria de Darwin e Seleção Natural

Protótipos de Sistemas Térmicos