Radiação e contaminação celular

 Radiações e a contaminação celular

Oque é radiação?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).

Tipos de radiação: Ionizante, não ionizante e eletromagnética.

Ionizante

Aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons. As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. 

  • Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.


  • Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.


  • Radiação gama e radiação X: são radiações eletromagnéticas que se diferenciam apenas pela origem (gama é nuclear, e raio X é artificial) e apresentam elevado poder de penetração.

Não ionizante

São radiações que não são capazes de retirar elétrons das órbitas (eletrosferas) de seus átomos. Assim, continuam sendo átomos estáveis. Essas radiações não podem provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas. Assim, não provocam modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas.

  • Infravermelha: é uma radiação que está localiza abaixo do vermelho no diagrama de energia, possuindo um comprimento de onda entre 700 nm e 50000 nm.


  • Micro-ondas: são radiações produzidas por sistemas eletrônicos a partir de osciladores, apresentando frequência mais elevada que as ondas de rádio. São utilizadas de forma doméstica para aquecer alimentos e podem transportar sinais de TV ou de comunicações eletrônicas."

  • Ultravioleta: radiação emitida por alguns átomos quando excitados, acompanhando a emissão de luz. Tem comprimento de onda entre 10 nm a 700 nm. Exemplo: lâmpadas de vapor mercúrio (Hg).

Eletromagnética

São ondas que possuem campo magnético e campo elétrico, os quais se propagam no ar ou no vácuo a uma velocidade de 300 000 km/s. Essas radiações (raio gama, raio X, ultravioleta, infravermelha, micro-ondas) diferenciam-se por seus comprimentos de onda, como podemos ver na imagem do espectro eletromagnético abaixo:




Malefícios da radiação

A radiação ionizante pode causar danos a células diretamente, quebrando ligações químicas de moléculas biológicas(quebra da molécula de DNA), ou indiretamente criando radicais livres nas moléculas de H2O, que são as mais atingidas pela radiação.
Alguns exemplos:
  • Mutações gênicas: a ação da radiação é capaz de modificar o DNA da célula, fazendo com que uma célula perca sua função ou passe a desempenhar uma nova função. 
  • Quebras de moléculas: a radiação pode quebrar o DNA das moléculas e prejudicar o processo de multiplicação celular. Esse processo pode fazer com que as células não consigam mais transmitir seu patrimônio genético durante sua multiplicação. A função celular pode ou não ser afetada.

A curto prazo: Náusea, vômito, diarreia, febre, dor de cabeça, queimaduras, alteração na produção de sangue, rompimento de plaquetas, queda na resistência imunológica.

A longo prazo: Câncer de pele; pulmão e outros; Presença de radiação em toda a cadeia alimentar; Diminuição da fertilidade.





Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-radiacao.htm#2-+Tipos+de+radia%C3%A7%C3%B5es
https://radioprotecaonapratica.com.br/efeitos-da-radiacao-no-corpo-humano/#:~:text=A%20radia%C3%A7%C3%A3o%20ionizante%20pode%20causar,as%20mais%20atingidas%20pela%20radia%C3%A7%C3%A3o
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/radiacoes/radiacoes-ionizantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclos da Matéria, Transformações, Transferências de energia

Teoria de Darwin e Seleção Natural

Protótipos de Sistemas Térmicos