Leis de Mendel
Leis de Mendel
Considerado o pai da genética, Mendel foi assim chamado, devido as suas grandes contribuições para os estudos da hereditariedade.
1 Lei de Mendel
A primeira lei de Mendel (ou Lei da segregação dos fatores) determina que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. A segregação é uma consequência da localização dos genes nos cromossomos e do comportamento desses durante a formação dos gametas, através do processo de meiose.Essa lei é definida como:
Mendel conduziu seus experimentos utilizando ervilhas pelos seguintes motivos:
- planta de fácil cultivo e desenvolvimento em curto período;
- produção de muitas sementes;
- rápido ciclo reprodutivo;
- facilidade de controlar a fecundação das plantas;
- capacidade de realizar autofecundação.
Cruzamento
Dessa vez, realizou o cruzamento entre linhagens puras de sementes amarelas e sementes verdes, o que constituiu a Geração Parental.
Como resultado desse cruzamento, 100% das sementes eram amarelas - Geração F1.
Mendel concluiu que a semente amarela apresentou dominância sobre a semente verde. Surgia, assim, o conceito de genes dominantes e recessivos na genética.
Como todas as sementes geradas eram amarelas (Geração F1), Mendel realizou a autofecundação entre elas.
Os resultados surpreenderam Mendel, na nova linhagem (Geração F2) surgiram novamente as sementes verdes, na proporção 3:1 (amarelas:verdes). Ou seja, foi observado que a cada quatro plantas, três apresentavam a característica dominante e uma a característica recessiva.
Segunda lei
Para chegar a essa conclusão, Mendel observou como se daria a transmissão de mais de uma característica ao mesmo tempo, e para isso cruzou sementes amarelas e lisas, e sementes verdes e rugosas, ambas de plantas puras.=
As sementes amarelas e lisas tinham traços dominantes (VVRR) e as sementes verdes rugosas tinha traços recessivos (vvrr). Como resultado da primeira fecundação, todas as novas sementes eram amarelas e lisas.
Em seguida, com as sementes híbridas de F1 (VvRr), Mendel realizou a autofecundação e como resultado obteve diferentes características, ou fenótipos, conforme o quadro apresenta:
Como resultado desse cruzamento, foram obtidas sementes de fenótipos diferentes, sendo: 9 amarelas e lisas, 3 verdes e lisas, 3 amarelas e rugosas e 1 verde e rugosa.
Comentários
Postar um comentário